Olá pessoas, durante algum tempo indaguei sobre qual assunto deveria abordar na primeira postagem deste blog e acabei por escolher um livro de um autor digamos bem polêmico do tipo “ou você ama ou você odeia”, mas posso te adiantar que este é um livro diferente de tudo que já li deste autor!
“Existem várias definições para “manual” no dicionário. A mais clássica é a que conhecemos – o trabalho com as mãos. Outra, também muito usada deriva dos peregrinos que precisavam carregar livros não muito pesados em suas bagagens, de modo que pudessem ler e refletir usando apenas aforismos como referência”.
Assim se inicia o prefácio de “O Livro dos Manuais” de Paulo Coelho que apresenta ilustrações de Fernando Vilela e tem o projeto gráfico realizado pela LODUCCA. Um livro que te leva a uma leitura leve e bem humorada, que pode ser tanto devorado de uma vez (eu levei menos de 2h na primeira leitura), como pode ser consumido em pequenas doses homeopáticas, particularmente recomendo que este livro seja deglutido calmamente, pois eu mesmo retornei a saborear vários de seus capítulos mais de uma vez.
São ao todo 16 capítulos curtos que trazem uma mistura de crítica, bom humor e reflexões, colocados de forma simples e leve as quais podemos não sentir ao fazer uma leitura desatenta, os temas vão desde um criativo e divertido “Estatuto do século XXI” até o “Manual para viajar de verdade, e não apenas contar para os amigos que conhece outros países” sendo este último um dos meus favoritos.
Mas não se engane os textos também abordam assuntos complexos tais como espiritualidade, filosofia de vida e sociedade (discutindo e criticando o comportamento que a sociedade espera que tenhamos).
De acordo com Paulo Coelho, ele sempre teve uma paixão pelo tipo de escrita dos manuais e então começou lentamente a elaborar os próprios, sendo no início um passatempo baseado em situações cotidianas, até que um dia lhe foi solicitado um texto. Então decidiu reunir o que vinha escrevendo para que pudesse ser publicado no formato de um livro. Vários tópicos presentes em “O Livro dos Manuais” foram escritos com alicerce em outros textos e manuais, e estes tem sua origem descrita abaixo do título de cada capítulo. E o autor finaliza seu prefácio com a seguinte colocação:
“Uma sugestão? Escreva seus próprios manuais”.
O livro é muito bonito, com uma excelente diagramação, folhas grossas e cada início de capítulo apresenta uma belíssima ilustração refletindo o que é abordado no tópico.
Se você tem este livro em sua estante acumulando pó sugiro que comece a lê-lo agora e considere-se sortudo por tê-lo, pois este livro é uma edição especial que não esteve à venda foi disponibilizado em alguns shoppings e livrarias no final de 2008 em uma promoção na qual a partir de “x” valor em compras você ganhava o livro. Adquiri o meu exemplar através de um grupo de trocas na internet tipo um sebo, e provavelmente será nos sebos que você o encontrará hoje em dia, pesquisando também consegui encontrá-lo na Amazon e na Livraria Cultura, sendo uma edição de 2009 com outra capa e apenas nos formatos para eBook, e a boa notícia é que estão disponíveis a um preço bem acessível (em torno ou abaixo de 10R$).