Imaginem um supercomputador capaz de decodificar todas as mensagens transmitidas através da Internet. E se, por acaso, ele encontrasse um código indecifrável? Pois é isso que ocorre com o TRANSTLR, máquina pertencente à Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.
Susan Fletcher, a melhor criptóloga da NSA logo é chamada pelo seu chefe, Trevor Strathmore, para ajudar a resolver o difícil problema. Chegando ao escritório, descobre que o Fortaleza Digital (código inquebrável), processado há mais de 15 horas pelo TRANSTLR, foi criado por Ensei Tankado, ex-funcionário da Agência, como parte de sua vingança.
Porém, mais uma notícia abala a criptóloga: Tankado morreu na Espanha. E antes de sua morte, ele havia anunciado que leiloaria a senha capaz de quebrar o código. Caso isso ocorresse, a pessoa que conseguisse comprá-la poderia colocar a inovação tecnológica à venda, atrapalhando, assim, a ação dos serviços de inteligência dos EUA.
Há, entretanto, duas alternativas para a NSA: Encontrar o anel que Tankado usava na hora da morte, no qual está gravada a misteriosa senha ou descobrir que é North Dakota, ajudante de Tankado que possui uma cópia da chave. Porém, se ele acreditar que a morte do criptólogo foi planejada pela NSA, ele poderá disponibilizar a senha para todos os usuários da Internet.
Strathmore, numa tentativa de recuperar o anel, envia David Becker, professor universitário e namorado de Susan, à Espanha. Porém as notícias não são promissoras: Tankado havia dado seu anel a um estranho e o professor não tem a mínima ideia de onde encontrá-lo. Movido pela intuição e contando com um pouco de sorte, Becker inicia uma busca pelo misterioso portador do anel. O que David e Susan ainda não sabem é que o professor está sendo perseguido por um perigoso assassino que está disposto a matar qualquer um que tenha tido contato com o anel.
Para completar a aflição da criptóloga, ela descobre que North Dakota pode estar mais perto do que ela imaginava: ali mesmo na NSA. Acreditando que se trata de Greg Hale, seu colega de trabalho, Susan acredita correr perigo. O maior problema aparece quando Hale começa a acusar Strathmore de ser o verdadeiro vilão. E agora? Em quem Susan deve acreditar?
Sem encontrar respostas, a criptóloga precisa continuar procurando a senha do “Fortaleza Digital” para, além de evitar o grande desastre de inteligência americana, conseguir trazer Becker de volta para casa são e salvo. E, finalmente, poder aproveitar o fim de semana de folga com o amado nas Smoky Mountains.
Apesar de ser o primeiro livro de Dan Brown, Fortaleza Digital apresenta uma história tão envolvente quanto seus sucessores. A trama, além de contar com informações acerca de criptologia, química e história, é repleta de reviravoltas e surpresas que mantém o leitor entretido do começo ao fim.
Assim como as demais obras de Brown, esta também possibilita ao leitor um passeio por um importante ponto turístico. O escolhido da vez é a cidade espanhola de Servilha, que nos revela suas praças, igrejas e bairros tradicionais juntamente com o grave problema da prostituição.
A história também nos faz refletir sobre até que ponto alguém, em nome da nação, pode violar o direito de privacidade das pessoas. Essa questão é representada pela discordância entre Tankado e Strathmore, já que o primeiro defende que nenhuma associação tem o direito de acessar os e-mails pessoais, enquanto o outro quer aumentar o poder de infiltração do TRANSTLR, capaz de prevenir atentados terroristas.
O alto poder de ação da inteligência norte-americana é outro ponto intrigante. Esse país possui bases escondidas em diversos países e possui um poder de infiltração superior a qualquer outra nação. Mesmo que o TRANSTLR seja uma máquina fictícia, é através da sua presença que podemos imaginar até onde as agências norte-americanas já evoluíram.
Fortaleza Digital é, portanto uma ótima dica para quem deseja se aventurar pelo mundo da tecnologia e tentar desvendar um grande mistério. O leitor deve estar preparado para momentos de muito suspense e revelações impressionantes que resultam num desfecho simplesmente inesperado.
Referência:http://rapha-doceencanto.blogspot.com/2011/08/domingo-cult-por-tullia-maria-fortaleza.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário